quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Existe alguma coisa mais importante que o amor?

Existe alguma coisa mais importante que o amor?

Duas perguntas feitas por Patch Adams:

- Existe alguma coisa mais importante no mundo do que o amor? A amizade, o companheirismo, a solidariedade, todas as atitudes que resultam do amor? A esperança, o afeto e o carinho?
(Acho que não. Na verdade, quase ninguém acha que não, penso eu)
- E qual é a sua estratégia para viver intensamente o amor, que você diz ser a coisa mais importante do mundo?
Pensando de maneira bastante objetiva, qual é a nossa estratégia em relação ao amor que julgamos importante? O quanto, de fato, nos dedicamos para aquilo que julgamos dar sentido à nossa vida?
E, principalmente, em que atitudes do cotidiano podemos enxergar estas escolhas ideológicas? O que fazemos que reflete a importância que damos ao amor? Fazemos sempre? Escolhemos alguns? Quem? E por que?
Precisamos prestar mais atenção no que sentimos e no que fazemos. Você prefere se reconhecer naquilo que você realmente faz, ou no que acha que deveria ter feito?
Sobre a pergunta, eu pensei na minha resposta. E nem sempre a minha estratégia é bem planejada, acho que na maioria das vezes ela é bastante intuitiva. Preciso me programar melhor para atingir minhas metas. Ser mais irresponsável (às vezes), ser mais disciplinado (às vezes). Questão de sentir o momento.
Pensei um pouco mais nessa minha resposta. Acho que a minha estratégia está em constante transformação e tem a ver, principalmente, com a postura que eu procuro ter com as pessoas, com meus ideais, com minhas lutas. Não é necessariamente o jeito mais fácil, mas é a maneira pela qual posso me realizar.
E o amor para mim está intrinsecamente ligado as pequenas atitudes do cotidiano. Quantas vezes nos dedicamos para resolver um problema dos outros, qual é a paciência para ouvir o que alguém tem a nos contar. O que reservamos para oferecer aos outros de conforto, o que podemos fazer de fato para a vida das pessoas com quem convivemos melhorar?
É importante que eu sinta que meus dias estão aproximando o mundo que desejo para aquele em que vivo. E para isso preciso pensar, também, de maneira mais global. Sendo mais específico, eu acho que as grandes revoluções vão vir através da conscientização/educação, e da mudança em como se constroem as relações sociais. Não dá para achar que a mudança é puramente pessoal e subjetiva. Existe um sistema e um estado de coisas contra as quais preciso lutar. E para mim é uma das demonstrações de amor mais importantes, da qual pretendo nunca me afastar (embora nem sempre seja fácil).
É a minha estratégia de amor, sem a qual sou vazio.
Qual a sua?

2 comentários: